O que é 'Mulching'?

“Mulching” é uma camada de material, pelo menos 5 cm de espessura, aplicado na superfície do solo no final do outono até o final do inverno (novembro-fevereiro) constituindo uma barreira física à transferência de energia e vapor d’água entre o solo e atmosfera.

É utilizado para proteger contra geadas, melhorar o crescimento das plantas adicionando nutrientes ou aumentando o teor de matéria orgânica, reduzindo a perda de água do solo, para fins decorativos e suprimindo ervas daninhas.

Os exemplos incluem composto e estrume de jardim bem podre, casca de pinheiro, estilha, seixos e gravilhas.

Biodegradáveis: Estes decompõem-se gradualmente para libertar nutrientes no solo e ajudar a melhorar a sua estrutura. As camadas precisarão ser substituídas quando o material estiver totalmente apodrecido. Entre os melhores materiais estão composto de jardim, aparas de madeira, casca de conífera processada, bolor de folhas, estrume bem podre e palha (para morangos).

361092924_783474323783765_7820261718159221688_n

As principais vantagens do mulching:

–  Combate e prevenção de ervas daninhas
– Redução da perda de água do solo
– Controle de microclima
– Diminuição de pragas e infestações diversas
– Controle da temperatura do solo
– Proteção do solo contra geadas ou outros agentes climáticos
– Eficiência no uso de água na irrigação
– Erosão reduzida do solo
– Manutenção de nutrientes
– Aumento da fertilidade do solo
– Evita problemas como a compactação e endurecimento da camada superficial do solo.

Quando aplicar

A cobertura morta é melhor aplicada de meados ao final da primavera, quando as ervas daninhas anuais ainda não germinaram e as plantas herbáceas estão dormentes, e no outono, quando as plantas estão morrendo. Eles podem ser aplicados em torno de novas plantações ou em canteiros estabelecidos e plantas exemplares. As novas plantas que precisam ser estabelecidas podem ser cobertas com cobertura morta em qualquer época do ano, quando se beneficiarão da supressão de ervas daninhas e da retenção de umidade no solo.

Como aplicar

  • As coberturas biodegradáveis precisam ter entre pelo menos 5 cm e idealmente 7,5 cm de espessura
  • Coloque as coberturas mortas sobre o solo úmido, após a remoção das ervas daninhas, quando o solo não estiver congelado
  • Ao criar novos canteiros, o plantio através de folhas de cobertura morta são eficazes
  • Árvores individuais e espécimes de arbustos são melhor cobertos com cobertura morta até o raio da copa
  • À medida que se decompõe com o tempo, uma cobertura morta biodegradável alimentará suas plantas e microorganismos no solo, reduzindo a necessidade de alimentação solúvel adicional
  • Plantas mediterrâneas de cobertura do solo, como o tomilho é melhor deixar as espécies sem cobertura morta, pois elas podem reter muita umidade ao redor dos caules e da folhagem.